INFILTRAÇÃO NO MURO DE DIVISA: FIQUE EM PAZ COM SEU VIZINHO

Infiltração no muro de divisa entre duas casas são fáceis de aparecer, pois nunca se sabe como é a umidade do outro lado da parede. Mas, antes de acusar seu vizinho, veja outros casos que podem provocar infiltrações no muro.

As principais causas das infiltrações são excesso de umidade ou de água da chuva. Por exemplo: em temporadas de chuva, é possível que o reboco do alicerce absorva a água e, assim, ocasione a infiltração, além de mofo. Também pode ser causada pelo terreno, que deve estar inclinado para o lado oposto do muro; caso contrário, toda a água irá escorrer para o muro e será acumulada.  Outro motivo é o vazamento de tubulações hidráulicas ou, ainda,  simplesmente o muro estar mal protegido  após uma chuva forte, a água se infiltrará.

Como pode ver, não é preciso de muito descuido para ser alvo da infiltração, e ela pode nascer em qualquer um dos lados do muro. Aquelas manchas indesejadas podem aparecer, principalmente, se o local for próximo a lagos, riachos, ou até mesmo jardins, pois estes devem ser regados constantemente, portanto há o excesso de umidade.

  • Soluções para infiltração

    Resolver problemas de infiltração é simples, mas não resolvê-los pode agravar o caso, gerando custos mais altos e desnecessários se tivessem sido solucionados previamente. Por exemplo: se o foco é o reboco do alicerce, é possível trocá-lo; por outro lado, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. Quem garante que isso não vai se repetir? Neste caso, o correto é proteger o alicerce logo durante a obra, usando tinta de vedação, manta acrílica ou barreiras de plástico.

    Também é possível impermeabilizar o muro, mas se o problema for ocasionado por tubulações internas ao muro, não adianta impermeabilizar a parte exterior. Então, a melhor saída está na prevenção com a instalação de rufos. Veja como a solução é bem simples!

  • Rufos

    Rufos são uma espécie de chapa de aço galvanizado retangular, colocada entre o muro e o telhado (dependendo do tipo) e serve para direcionar o escoamento da água, levando-a para as calhas e, assim, evitando as infiltrações.

    Existem tipos diferentes de rufos, cada um com suas vantagens:

    Rufo pingadeira
    Foto: Pinterest

    Rufo externo com pingadeira

    Evita o escorrimento da água pela parede, protegendo a pintura e inibindo infiltrações entre paredes e muros.

    Rufo pingadeira

    Este é ótimo para resolver seus problemas com seu vizinho de muro, pois  feito justamente para proteger a divisa, desviando a água para que não penetre e não cause as infiltrações. Lembrando que se for um muro de divisa, é necessária a autorização do vizinho para a instalação do rufo. E se o seu vizinho informar que precisa providenciar o serviço, aceite e concorde, pois você também será beneficiado!

     

    Rufo externo

    Rufo externo ou de encosto

    Basicamente, ele previne infiltrações entre  parede e o telhado.

     

    Gostou das nossas dicas sobre infiltrações em muros de divisa? Então, compartilhe com seus vizinhos e com seus amigos também! Eles vão gostar de saber!

Deixe uma resposta

4 × três =

como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso, Ligue ou envie menssagem para nós!

Não perca tempo.

Precisando de Calhas, Rufos, Pingadeiras ou Condutores Para Sua Obra?